Prêmio
PrêmioPrêmio Márcia Dangremon
A cada dois anos, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PE realiza o Prêmio Márcia Dangremon, cujo objetivo é reconhecer publicamente pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelo compromisso, empenho e contribuição na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Estado de Pernambuco.
O Prêmio, instituído desde 1999, foi editado nos anos subseqüentes (2000, 2002, 2001, 2002, 2005, 2007 e 2009) e já agraciou mais de 92 pessoas físicas e jurídicas. Em 2009, o CEDCA/PE deliberou pela edição do 7º Prêmio Márcia Dangremon para premiação de mais 6 pessoas.
MÁRCIA DANGREMON: O prêmio recebeu esse nome em homenagem a Márcia Hooper da Silva Dangremon, socióloga, nascida no ano de 1940, na cidade de Vitória/ES, que morreu em 1999. Márcia ficou conhecida em todo o Estado de Pernambuco por ser detentora de uma personalidade vibrante e apaixonada pela luta em defesa das mulheres, crianças e adolescentes, contra a exploração sexual e a violência doméstica. Foi uma das idealizadoras da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Concurso Arte Livre
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA/PE, promove a cada dois anos o concurso Arte Livre, que busca fortalecer o protagonismo infantojuvenil, por meio de premiação das expressões criativas com o engajamento dos jovens a promoção dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O certame visa reconhecer os trabalhos de destaques inscritos pelas instituições de ensinos públicas e privadas de Pernambuco.
Os vencedores do concurso são agraciados com prêmios que celebram suas habilidades artísticas e expressivas. Os temas abordados são escolhidos em assembleia ordinária do CEDCA/PE, com o objetivo de ampliar a discussão sobre os direitos fundamentais delineados no ECA. Os adolescentes participantes são incentivados a criar desenhos, textos e vídeos que abordem e reflitam sobre o tema em pauta, proporcionando contribuição para o diálogo social acerca dessas questões.
O Concurso Arte Livre fomenta a conscientização e a participação ativa dos jovens na defesa de seus direitos, utilizando a escrita e expressão artística como meio de comunicação e reflexão. O CEDCA/PE orgulha-se de ser parte desse processo, proporcionando um espaço para que a criatividade e a voz dos adolescentes pernambucanos se destaquem e contribuam para a construção de uma sociedade justa e inclusiva.
Descubra os temas que marcaram as 12 edições do Concurso Arte Livre! Confira a tabela abaixo e conheça cada edição e sua inspiração.
