CEDCA/PE e MPPE lançam projeto Conecta a Rede para fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente
Mais Notícias
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA/PE), em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), lançou, na última quarta-feira (23), o projeto Conecta a Rede, desenvolvido por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAOIJ).
O projeto Conecta a Rede: Fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCAs) integra esforços institucionais voltados ao fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICAs) em todo o estado. O objetivo é contribuir para a estruturação e o funcionamento efetivo desses espaços de participação e deliberação, garantindo que os conselhos cumpram suas atribuições legais e participem ativamente da formulação e implementação da Política de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes.
Resultado de uma construção iniciada em 2024, o projeto contou com ações conjuntas entre as equipes técnicas do MPPE e do CEDCA/PE. Entre os produtos desenvolvidos, destaca-se a criação de um painel de Business Intelligence (BI), que reúne dados estratégicos sobre os conselhos municipais e visa subsidiar sua atuação com informações qualificadas. A ferramenta está disponível para consulta pública no site do CEDCA/PE.
Além do Painel BI, o site do MPPE disponibiliza material de apoio, campanha de comunicação do projeto, links úteis e contatos das equipes envolvidas. Esses recursos têm como objetivo fornecer suporte contínuo para a atuação dos conselhos, facilitando o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos em Pernambuco.
Nossa expectativa é que as informações reunidas neste espaço ajudem a direcionar as ações do MPPE e do CEDCA/PE, com o intuito de fortalecer os direitos de crianças e adolescentes no estado e ampliar a rede de proteção.
Acesse o site do CEDCA/PE e confira os recursos disponibilizados para apoiar a atuação dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente. As informações completas também estão disponíveis no site do MPPE aqui.