Formação sobre direitos da infância e adolescência tem início em Caruaru e será realizada em todo o estado
Mais Notícias
Teve início nesta segunda-feira (5), em Caruaru, a série de formações Educação Continuada para Crianças, Adolescentes, Conselhos dos Direitos e Conselhos Tutelares de Pernambuco. A região do Agreste contará com cinco dias de formação, que darão início a um ciclo de capacitações que percorrerão todo o território estadual. O objetivo é qualificar profissionais e representantes da rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
O primeiro encontro foi realizado no Centro de Referência, Formação e Pesquisa da Primeira Infância (CERPRINC), com a participação de representantes de nove municípios da região. A abertura oficial contou com a presença de diversas autoridades da área, entre elas: o presidente do CEDCA/PE, Leandro Moura; o secretário executivo da Criança e Juventude, Carlos Diego; os professores Humberto Miranda e Anderson Silva, da Escola de Conselhos de Pernambuco; a promotora da Infância de Caruaru, Dra. Silvia Amélia, que representou o CAOIJ do MPPE; a representante do Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua, Helena Janssen, uma das propulsoras da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); o presidente do CONDICA de Caruaru, Paulo Augusto; e a representante do Fórum DCA, Conceição Silva.
Também estavam presentes no evento a conselheira Adriene Maciel, que contribui ativamente nas discussões relacionadas à proteção da infância e adolescência. Além disso, o evento contou com a participação das técnicas do CEDCA, Alana Carneiro, Michelle Rodrigues e Márcia Santos, do setor Sociopedagógico, que desempenham um papel fundamental no acompanhamento e apoio à formação da rede de proteção.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o CEDCA/PE e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio da Escola de Conselhos, com o objetivo de fortalecer e promover a educação continuada para a rede de cuidado e garantia de direitos das infâncias e adolescências em todas as regiões do estado.