Ouvidoria Acesso à Informação Consulta Sei
RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da
Criança e do Adolescente de Pernambuco

Notícias

CEDCA/PE promove formações continuadas em quatro municípios pernambucanos

Mais Notícias

Com o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA/PE) promoveu formações continuadas nos municípios de Glória do Goitá, Petrolina, Garanhuns e Caruaru.

Em Glória do Goitá, a formação contemplou todos os eixos propostos, abordando desde os fundamentos do Sistema de Garantia de Direitos até a elaboração do mapa do SGDCA no município, com destaque para os aspectos legais e o contexto das infâncias e adolescências em Pernambuco.

Em Petrolina, a programação contou com cinco encontros temáticos. Foram abordados temas como a Introdução ao Estatuto da Criança e do Adolescente, a estrutura e o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), comissões, planos municipais, programas de atendimento, fluxos e protocolos, fortalecimento das organizações da sociedade civil, fundos municipais e captação de recursos.

Em Garanhuns, no Agreste pernambucano, a formação continuada para a Rede de Proteção abordou conteúdos como a Introdução ao Sistema de Garantia de Direitos, o cenário das infâncias e adolescências, os cenários da violência em Pernambuco e a legislação sobre violações de direitos.

As formações contaram com a participação de conselheiros(as), representantes da sociedade civil, gestores públicos e técnicos(as) das áreas da assistência social, educação, saúde e justiça. A iniciativa visa estimular o fortalecimento das ações intersetoriais e promover maior articulação entre os atores locais que compõem o SGDCA.

A ação é fruto da parceria entre o CEDCA/PE e a Escola de Conselhos de Pernambuco, reafirmando o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes em todo o estado.

Data de publicação: 26 de Junho de 2025