Ouvidoria Acesso à Informação Consulta Sei
RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da
Criança e do Adolescente de Pernambuco

Notícias

#CedcaNaEstrada – Zona da Mata Norte

Mais Notícias

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE) realizou em Glória de Goitá o I Encontro Descentralizado do #CedcaNaEstrada, na sexta-feira (10), na sede da Giral Desenvolvimento Humano e Local. O evento proporcionou um dia de diálogos, trocas de experiências e fortalecimento do trabalho em rede entre o CEDCA e os municípios participantes.

Estiveram presentes representantes de 13 municípios: Agrestina, Cabo de Santo Agostinho, Chã de Alegria, Escada, Feira Nova, Glória de Goitá, Palmares, Paudalho, Quipapá, Recife, São Vicente Férrer, Caruaru e Limoeiro, incluindo conselhos municipais, conselhos tutelares e instituições da sociedade civil.

A abertura do encontro contou com uma mesa composta por Marcela Mariz, presidente do CEDCA; Evandro, criador da Giral; Conceição Ferreira, coordenadora do Fórum DCA; Mayanne Oliveira, chefe do Gabinete do Prefeito Municipal; Gilson Amaral, presidente do CMDCA; Kleyton Daniel e Helisa Mirella, adolescentes do Projeto Meninas e Meninos da Alegria – Giral; Everaldo Costa, fundador da Giral; Nazaré Martins, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas; e Inaldo Souza, coordenador do Conselho Tutelar de Glória do Goitá.

Durante a programação, ocorreu uma palestra ministrada por Gilson Amaral, com o tema “Experiência e Fortalecimento na Captação de Recursos no CMDCA”. Em seguida, foram realizadas duas oficinas: a primeira, “Desafios da Captação de Recursos”, conduzida pela conselheira Catarina de Santana, pela técnica do CEDCA Naila Soares e por Inalda, da Zoom Social; e a segunda, “Avanços e Desafios da Construção dos Planos Municipais”, ministrada pelo professor José Ricardo, da Escola de Conselho.

O encontro foi marcado por momentos de troca de saberes e experiências, reforçando a importância do trabalho em rede e fortalecendo as políticas de proteção à criança e ao adolescente na região.

Data de publicação: 15 de Setembro de 2025