1º Seminário Estadual de Fortalecimento do Direito à Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes de Pernambuco
Mais Notícias
Realizado na última erça-feira (10), no Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), o evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA/PE), em parceria com o Reaviva, a Secretaria de Assistência Social (SAS) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAOIJ).
O seminário contou com a participação de gestores estaduais, representantes de 24 municípios, conselheiros de direitos e tutelares, além de organizações da sociedade civil. O objetivo foi promover debates e a construção de políticas públicas que fortaleçam a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes.
A abertura do evento teve a presença de autoridades como Glaucia Andrade, vice-presidente do CEDCA/PE; Carlos Braga, secretário da Assistência Social; Yanne Telles, secretária de Criança e Juventude de Pernambuco; Aline Arroxelas, promotora de Justiça do MPPE; Gizely Couto, representante do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); e Elise Canuto, representante do Reaviva, entre outros nomes importantes.
Durante seu discurso, Glaucia Andrade ressaltou a relevância do seminário para a consolidação do direito à convivência familiar e dedicou um minuto de silêncio à memória da conselheira tutelar Rosimere Bizarria.
Os debates abordaram temas essenciais, como:
-
Acolhimento familiar: uma alternativa para assegurar o direito à convivência familiar de crianças e adolescentes;
-
Sistema de Justiça: a perspectiva do sistema na garantia do direito à convivência familiar;
-
Experiências exitosas: práticas e serviços que promovem a convivência familiar e comunitária em Pernambuco.
O evento também trouxe momentos culturais, com destaque para a apresentação do grupo Arte e Afro Menina Mulher, formado por adolescentes da Casa Menina Mulher. A performance, que incluiu a participação de Taynará Vitória, representante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), emocionou o público ao valorizar a cultura afro-brasileira.
O seminário consolidou-se como um marco para o aprendizado, a troca de experiências e o fortalecimento de ações voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes em Pernambuco.